Hospital do Coração

Centro de Educação e Pesquisa



Criado em 2012, o Centro de Educação e Pesquisa do Hospital do Coração de Londrina oferece educação continuada aos profissionais do hospital e ao público externo. Cursos internos e externos fazem parte da rica programação do centro, como também a reconhecida Residência em Clínica Médica.

Histórico de implantação da Residência Médica

A Residência em Clínica Médica do Hospital do Coração de Londrina começou a ser gestada no final de 2011 quando, por iniciativa do Diretor Científico, Dr. André Labrunie, foi feito o primeiro contato o Professor Doutor Pedro Gordan, primeiro Supervisor da Residência. Em maio de 2012, decisão tomada, supervisor contratado, foi iniciada a jornada para criação de condições para aprovação do Projeto de Residência junto ao Conselho Nacional de Residência Médica. Ao fim e ao cabo de nove meses a Residência foi aprovada e recebeu incentivos do Programa Pró-Saúde do Ministério da Saúde. Créditos devem se contabilizados aos funcionários do DAS e DACA da Autarquia Municipal de Saúde, bem como ao seu Titular Edson de Souza, Secretário de Saúde na época, por terem participado ativamente na realização do Projeto e de maneira isenta e apolítica fazerem transitar os documentos necessários para a gestão subsequente. Em março de 2013 recebemos a primeira turma de Residentes.

Increva-se no Programa de Residência Médica do Hospital do Coração de Londrina pelo telefone (43) 3315-2137, ou pelo e-mail cep@hospcoracao.com.br.

Supervisor da Residência

Prof. Dr. Pedro A. Gordan, formado em Medicina em 1967 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi reitor e diretor do Centro de Ciências da Saúde da UEL e Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia. É doutor em Nefrologia e mestre em Educação para Profissionais da Saúde pela Universidade de Illinois em Chicago. Atualmente, é Coordenador do Centro de Educação e Pesquisa do Hospital do Coração.

Cursos disponíveis

  • Curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria - PALS

    Curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria - PALS

    Informações

    • O Hospital do Coração de Londrina em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, promove o curso PALS - Suporte Avançado de Vida em Pediatria. Curso atualizado com as últimas diretrizes da American Heart Association: nova formatação. Inscrições: de 22 de outubro a 01 de dezembro. Para mais informações: (43) 3315-2137
    • Objetivo: Capacitação de profissionais em emergências relacionadas à pediatria com ênfase em Suporte Avançado de Vida.
    • Participantes: Médicos de todas as áreas que possam atender crianças gravemente enfermas, enfermeiros e estudantes do último ano de medicina.
    • Próximo curso: 20 e 21 de dezembro de 2014
  • Residência em Clínica Médica

    Residência em Clínica Médica

    Informações

    • Programa de Residência Médica credenciado pelo Ministério da Educação. O Programa de Residência Médica do Hospital do Coração de Londrina é desenvolvido em Hospital Terciário de Alta Tecnologia e em Serviço de Saúde Pública. A prova objetiva acontecerá no dia 23 de novembro de 2014. O programa tem duração de dois anos e é feito. Os inscritos que optarem por hospitais de outras cidades como Curitiba ou Ponta Grossa também podem fazer a prova em Londrina. Mais informações pelo site www.amp.org.br/2012/residencia.php
    • Objetivo: Formar clínicos com capacitação geral de excelência e com compromisso social.
    • Participantes: Médicos.
    • Próximo curso: A partir do dia 13 de setembro estarão abertas as inscrições para o programa de Residência em Clínica Médica do Hospital do Coração de Londrina. As incrições poderão ser feitas através do site www.amp.org.br/2012/residencia.php
  • Curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia - ACLS

    Curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia - ACLS

    Informações

    • Curso atualizado com as últimas diretrizes da American Heart Association: nova formatação. Primeiro Centro de Treinamento credenciado do Sul do Brasil, com vínculo universitário desde 2001.
    • Objetivo: capacitação de profissionais em emergências cardiovasculares com ênfase em Suporte Avançado de Vida.
    • Participantes: médicos, enfermeiros, acadêmicos de Medicina (5º e 6º ano) e acadêmicos de Enfermagem do último ano.
    • Próximo curso: 18 e 19 de julho de 2014

Processo Seletivo

Increva-se no Programa de Residência Médica do Hospital do Coração de Londrina por telefone, e-mail ou pelo nosso formulário de inscrição.