O risco de doenças cardiovasculares em pessoas com HIV 



O vírus da imunodeficiência humana (HIV), causador da aids, não tem cura. Porém, o progresso das pesquisas em relação aos medicamentos tem permitido o controle efetivo da carga do vírus HIV no organismo humano.

Porém, a terapia medicamentosa para controle da atividade do vírus pode agravar algumas ocorrências cardiovasculares, aumentando o risco para um infarto do coração e AVC. Isso ocorre, pois os medicamentos têm efeito negativo no metabolismo das gorduras e dos açúcares, favorecendo o depósito de gorduras nos vasos sanguíneos, elevação das taxas de colesterol e triglicérides no sangue, obesidade e diabetes. Dados do Programa Nacional de DST e Aids, do Ministério da Saúde, mostram que 40% dos pacientes que utilizam a terapia retroviral apresentam efeitos adversos, entre eles o aumento do colesterol ruim e dos
triglicérides.

Estudos realizados pelo Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo) e por centros de pesquisa norte-americanos mostram que os coquetéis de medicamentos contra o HIV podem também provocar alteração degenerativa da camada íntima das artérias (aterosclerose), aumentando o risco de doenças cardiovasculares.

Além dos efeitos adversos dos anti-retrovirais, a infecção crônica causada pelo HIV e outros hábitos de vida, como o tabagismo e a vida sedentária, contribuem para esse aumento das doenças ateroscleróticas.

Por isso, é essencial para quem faz o tratamento ter suporte cardiológico, afinal, não é um simples paciente com colesterol alterado, e sim, uma pessoa com carga viral controlada às custas de um "coquetel" medicamentoso, o que pode causar diversas complicações cardiovasculares.

REFERÊNCIA

https://www.uol.com.br/vivabem/
https://fapesp.br/
https://www1.folha.uol.com.br/