Saiba como cuidar do seu coração no verão 



O Verão pode ser uma estação perfeita, contanto que cuidemos da saúde, dando atenção especial ao coração. Afinal, durante as férias podemos abusar no consumo de alimentos fritos e bebidas, um problema que eleva o risco de doenças cardíacas.

Aumente seus cuidados com a dieta durante o verão: aposte em uma alimentação diversificada e saudável, com muitas verduras, frutas, legumes e grãos integrais. Prefira, também, roupas leves e confortáveis, que evitem exposição prolongada ao sol. E, é claro, tome cuidado para não exagerar no esforço físico.

Atividades físicas leves, de preferência, no início da manhã ou no fim da tarde, são melhores pois contarão com um clima mais ameno. Caminhar é uma recomendação, inclusive para manter o coração saudável.

Basta 30 minutos por dia em caminhadas para adquirir um hábito saudável capaz de fortalecer músculos e ossos, auxiliar no controle do colesterol e da pressão arterial, entre outros benefícios que favorecem o bem-estar do coração.

Caso sinta palpitações, desconforto ou dor no peito, dor nas pernas com frequência, falta de fôlego recorrente, tontura ou desmaio, procure atendimento médico. Esses sintomas podem indicar doenças do coração, como arritmias ou doença arterial periférica, entre outros.

Entre as principais dicas, invista na hidratação do corpo bebendo muita água e sucos, reduza o consumo de sal nas refeições e tente aferir a pressão arterial regularmente. Isso porque, durante o verão, o corpo pode sofrer com as altas temperaturas e isso pode impactar na saúde do coração.

Nesta época, o corpo transpira mais e, com isso, necessita de reposição de líquidos. Quando não bebemos água suficiente, há alterações na pressão arterial e frequência cardíaca. Em dias de alta temperatura, o organismo precisa fazer muito esforço para se manter funcionando, e isso acelera o ritmo dos batimentos do coração, pois o órgão precisa compensar a necessidade maior de energia.

Também não exagera no consumo de álcool. O consumo de bebidas alcoólicas não deve ultrapassar 30 gramas de álcool por dia, sendo equivalente a uma dose de uísque, uma taça de vinho ou até duas latas de
cerveja. O álcool é uma substância cardiotóxica, que provoca alterações nas células do coração.

Abaixo, confira 10 dicas para seguir e ter um coração saudável:

Tenha uma alimentação saudável
Pratique exercícios físicos
Evite a obesidade
Pare de fumar
Evite o consumo de álcool
Controle a pressão arterial
Controle o colesterol
Beba muita água
Invista em momentos de lazer e combata o estresse
Faça um check-up médico periodicamente

Fonte: Bayer