Hospital 100% Livre da Fumaça do Tabaco
Ser um ambiente que visa ser 100% Livre de Substâncias Fumígenas. Esta é a meta do Hospital do Coração de Londrina desde 31 de maio de 2014.
De acordo com a OMS, o tabaco é a maior causa de morte prevenível em todo o mundo. Anualmente 6 milhões de pessoas morrem em consequência da epidemia de tabagismo que assola o mundo todo. Dessas vítimas, 600 mil não são fumantes. São pessoas que foram expostas de forma involuntária à fumaça produzida por tabagistas em locais que permitiram o uso do cigarro.
A fumaça do cigarro contém mais de 4.500 produtos químicos, dos quais pelo menos 250 são nocivos à saúde humana e mais de 70 causam câncer.
Estudos científicos comprovam que restringir o uso de cigarro a áreas reservadas não é suficiente para garantir a segurança e a saúde das pessoas que estão nos ambientes adjacentes. Sentimos que é nossa obrigação zelar para que todos que frequentam a nossa instituição não sejam expostos a essa fumaça. A única medida efetiva e segura é tornar o ambiente 100% livre da fumaça de cigarro. Portanto, torna-se proibido o uso de tabaco dentro de qualquer dependência fechada ou aberta do Hospital do Coração de Londrina.
Em relação às dificuldades enfrentadas pelo tabagista, o hospital disponibiliza o programa de tratamento para dependência da nicotina. Temos colaboradores altamente capacitados para uma orientação efetiva.